Clipart

Quais são os documentos necessários para viajar para fora do Brasil?

Sonho de milhões de pessoas, viajar para o exterior requer alguns procedimentos que devem ser realizados com certa antecedência. Por isso, é preciso de tempo e dinheiro para providenciar os documentos necessários. Ao levar um menor de idade, então, a burocracia é maior ainda. Além disso, alguns países exigem visto ou até mesmo que o viajante tome certas vacinas antes de sair do país de origem. Assim, para não se surpreender em cima da hora com uma exigência que pode acabar com a sua alegria, saber todos os entraves burocráticos que envolvem uma viagem para o exterior é fundamental. As peculiaridades de cada país de destino também devem ser cuidadosamente pesquisadas e providenciadas.

Por isso, na hora de pensar em sair do Brasil, além de cotar preços e decidir a melhor forma de custear a viagem, é necessário pensar nas leis que regem o destino escolhido e avaliar quais comprovações e documentos são exigidos para brasileiros na entrada do referido país.

Quando se fala em viagem ao exterior, a primeira coisa a se pensar antes de sair do Brasil é no passaporte. Se você já tem, verifique a validade, pois o passaporte tem uma data de expiração e é sempre bom verificar se este prazo está próximo, já que alguns países limitam a entrada de estrangeiros com passaportes com menos de 6 meses de validade. Para solicitar um novo (não é permitida a renovação) ou tirar o seu primeiro passaporte, é preciso procurar a Polícia Federal. É importante ficar atento aos prazos, pois é necessário solicitar o documento via internet, pagar a taxa e agendar o atendimento em uma unidade do DPF (Departamento de Polícia Federal). No caso de menores de idade, que devem possuir o próprio passaporte, a validade varia de acordo com a idade do menor. Veja no site da Polícia Federal a documentação necessária em cada caso. Vale lembrar que alguns países da América do Sul, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, não exigem o passaporte dos brasileiros: basta apresentar a carteira de identidade em bom estado, com foto nítida e menos de 10 anos da data de emissão. É importante destacar, neste caso, que outros documentos como carteira de motorista, carteira de trabalho etc. não são aceitos na imigração.

Com o passaporte em mãos, é hora de verificar se o país de destino necessita de visto ou não. Alguns países da Europa (32 no total), além de Afeganistão, Austrália, Canadá, China, Cuba, Egito, Estados Unidos, Japão e Turquia, exigem o visto de brasileiros. No entanto, de forma geral, a maioria dos países europeus não exigem este documento para viagens de turismo de até 90 dias. Há vários tipos de visto (trânsito, turismo, negócios ou estudante), cujo valor varia bastante de país para país (para os EUA, por exemplo, custa cerca de R$ 250,00) e o recomendado é que você procure saber com antecedência na embaixada do país que deseja visitar a necessidade ou não de um visto, além do procedimento necessário para sua obtenção.

Além disso, para não ter problemas como a imigração e ser barrado quando chegar ao aeroporto, é preciso ficar atento às exigências e cumprir os requisitos previstos no Espaço Schengen (convenção entre 30 países da Europa de abertura de fronteiras e direitos e deveres de cidadãos em viagem). Assim como a Espanha, fazem parte deste acordo Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Itália, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia. Os requisitos para entrar nestes países são: passaporte com validade superior a 6 meses, bilhete de viagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias, comprovante de alojamento (como reserva de hotel), seguro de saúde e comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada, que pode variar de um país para outro.

O viajante também deve verificar é necessário tomar alguma vacina para entrar no país de destino. Ao chegar lá, as autoridades sanitárias podem exigir informações sobre o itinerário da viagem e examinar os documentos de saúde do viajante. Podem ainda colocá-lo em observação ou até mesmo negar sua entrada por considerá-lo suspeito de portar alguma doença com potencial de contaminação ou por não apresentar prova documental de vacinação requerida pelo país, como ocorre na África do Sul, Egito e Guatemala, por exemplo.

Outro ponto importante a considerar é a necessidade de contratar um seguro saúde. Alguns países exigem este documento e você pode ser barrado na imigração caso não o possua. Por isso, não arrisque e providencie um seguro saúde internacional. Se for levar menores de idade ou se o menor for sozinho, é preciso de autorização judicial caso o pai o a mãe não estejam presentes. Veja mais detalhes no Manual relativo a Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior.

No site da Polícia Federal há uma lista completa com as exigências de cada país. Essas informações também podem ser obtidas nos próprios consulados das nações. Entretanto, procure saber com o máximo de antecedência possível toda a documentação necessária para viajar. Só assim é possível se planejar e fazer uma viagem inesquecível livre de qualquer estresse.